domingo, 17 de agosto de 2008

Criatividade

Havia uma cachorrinha de nome Niquinha. A dona dela levou-a para passear na floresta. Ela se afastou da sua dona e foi para o mato e começou a comer um osso. De repente, ela percebeu que uma onça se aproximava para devorá-la. Ela fingiu que não viu e quando a onça estava perto falou para a onça ouvir: que onça gostosa acabei de comer. Agora vou matar outra. A onça, ao ouvir isto, ficou apavorada e foi embora.

Um macaco que estava no alto de uma árvore tudo viu e ficou com muita inveja da cachorrinha. Disse: Essa não! Eu pensava que era o animal mais esperto e agora vejo que essa cachorrinha é mais esperta que eu. Vou dar um jeito. Comportou-se literalmente como "amigo da onça". Saiu correndo atrás da onça e falou para ela que fora enganada pela cachorrinha Niquinha. Quando a Niquinha percebeu, a onça estava voltando com o macaco montado nela. Fingiu novamente que não viu e ficou de costa. Quando viu que a onça estava perto falou alto: Cadê esse macaco que foi buscar outra onça para eu matar e comer que não chega?

Ouvindo isso e sentindo-se enganada, a onça ficou uma fera com o macaco e o matou e o comeu.

E a Niquinha fugiu, voltando para os braços da sua dona.

Conclusão:

1) Diante do perigo é necessário ter tranqüilidade e criatividade. Com tranquilidade
(controle emocional) procurar uma saída criativa;

2) O invejoso quer ser esperto, mas, termina por se dar mal!

Fábula adaptada por Luciano M. Castelo

2 comentários:

Anônimo disse...

Este texto é bem interessante. Mostra como a "Criatividade" faz toda a diferença.
Abaixo segue um texto sobre o assunto.

Texto de Rodrigo Maruxo

Adoro conhecer histórias de gente que reinventou o mundo. O figura pega uma situação, um fato ou um produto, sai do seu contexto usual e traz à luz uma nova forma de viver aquela coisa, de aplicá-la ao nosso dia-a-dia e, principalmente, de gerar novos negócios.

Então, vamos ao que interessa! Como pensar fora da caixa, em 9 dicas espertas do Maruxo, versão 1.02:

1- Conteste a ordem natural das coisas: não precisa fazer uma passeata na Paulista... Mas questione o por quê de certas coisas serem sempre daquela maneira e brinque com a idéia de como seria se aquilo fosse feito de forma diferente. A internet é algo novo. Tentar colocar as coisas de sempre nela tem funcionado, mas um Google só é o que é porque criaram algo diferente ali dentro.

2- Busque novas referências: estudar sobre seu negócio ou campo de atuação é fundamental, mas se você ficar só nisso, vai restringir muito sua visão. Leia livros sobre curiosidades, sobre outras atividades, tenha contato com a cultura. Nesta mesma linha, invista em cursos de atividades diferentes e assine revistas sobre temas que você não vivencia no seu dia-a-dia. Quando precisar de uma solução criativa para seu negócio, quanto mais referências de fora dele você tiver, mais facilmente virão as novas idéias.

3- Conheça a Mãe Natureza: quantas invenções do homem são réplicas do que a natureza já fazia desde que o mundo é mundo? Preste atenção na natureza, há muita sabedoria aplicada ali e um mundo de novas idéias só esperando por você. Sim, as baratas existem para algum fim útil. Descubra isso, usando sua criatividade.

4- Ouça gente: converse com gente de fora do seu meio social, acadêmico ou corporativo. Ouça o cliente. Ouça o taxista. Ouça sua sobrinha pré-adolescente (naquele raro momento em que ela tira o iPod do ouvido). Ouça seu cachorro. Ouça a tia do cafezinho e o porteiro do seu prédio. Faça contato com outras visões de mundo.

5- Saia da rotina: mude de vez em quando o que é feito sempre igual por você. Com isso, estará treinando sua mente a sair da rotina do pensamento de sempre também. Parar de ler propostas de consultoria de web marketing começando pelo final para ver o preço dela seria um bom início...

6- Não tenha medo do julgamento alheio: praticamente toda pessoa que inovou, foi criticada. Quando você se propõe a sair do lugar-comum, compra uma briga com o mundo. Mas se você acredita na idéia que teve, não permita que digam que é boba, por mais boba que seja. E não parta para a agressão. Isso não é nada criativo...

7- Conhece-te a ti mesmo: quem se conhece um pouco mais a cada dia, se ajuda a ter insights. Complicado? Faça uma ego trip de vez em quando e veja quanta coisa mora ali que você não sabia.

8- Incentive a inovação à sua volta: ao perceber que o povo está se contagiando pela sua nova onda de criatividade, incentive todos para serem criativos também! Neste processo, haverá um ciclo que sempre se retroalimenta.

9- Simplifique: a dica mais importante, mas não a mais fácil de se colocar em prática... Pense simples, busque soluções simples. O simples é mais barato e, muitas vezes, é também mais rápido de implementar. Adoro aquela história da corrida espacial entre os EUA e a antiga União Soviética: os caras estavam precisando de uma solução para os astronautas conseguirem escrever, do espaço, com gravidade zero. Enquanto os EUA gastavam milhões em pesquisas para criar uma caneta esferográfica que funcionasse sem gravidade, a antiga URSS usou um lápis...

Rodrigo Maruxo disse...

Olá, Candida e amigos do Blog Liderança e Empreendedorismo. Fiquei feliz com a citação do meu artigo neste blog. Muito obrigado! Quem quiser conhecer mais artigos, convido-os a acessar meu blog, que fala a mesma língua deste: www.rodrigomaruxo.com